6 de outubro de 2013

O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota

Isso não é um post. É uma propaganda. 

Propaganda de um livro que eu desejaria que todo mundo lesse. 

Propaganda gratuita e voluntária de um livro, porque é o mínimo que meu senso de responsabilidade me permite fazer, uma vez que não tenho dinheiro para comprar milhões de exemplares e distribuir por aí como se fosse uma "Bolsa-Família para o intelecto", ou seja, algo que todos os pobres (de intelecto) iam querer por ser de graça e serviria para alimentar o raciocínio, a inteligência e o senso crítico do povo carente disso (e que no Brasil seria uma multidão muito maior do que a dos milhões de parasitas que recebem o verdadeiro Bolsa-Família: seria quase a totalidade da população brasileira). 

Um livro que condensa de forma didática todos os posts (especialmente sobre política) que eu pudesse pensar em escrever aqui para tentar mostrar para as pessoas a realidade que pouquíssimos enxergam, e que além disso mostra muito, muito mais do que poderia imaginar minha vã filosofia. 

Por duas razões:

A primeira: Nos últimos dois meses (e mesmo antes de ter começado a ler o livro) aconteceu de eu ter uma epifania de realidade. Minha cabeça se abriu para TANTA coisa que eu nunca nem havia pensado na vida, por mais crítica e questionadora que eu possa ser. Foi tanta coisa, "tudo ao mesmo tempo agora" que eu achei que tinha enlouquecido de vez. 


As coisas absurdas que eu via acontecendo à minha volta  de repente tinham uma explicação muito mais ampla e clara do que eu jamais havia imaginado (ou postado a respeito aqui). Ou seja, percebi que apesar de todo o meu esforço em entender as coisas, somente há pouco tempo abriu-se uma janela de realidade muito maior do que a pequena fresta na qual eu vinha refletindo, questionando, debatendo e tentando explicar aos outros há anos. 

A segunda: Esse livro deu sentido à toda a epifania que eu tive, e me deu o alívio de saber que eu não estava louca, mas que apenas eu não sabia tanto quanto eu imaginava sobre a realidade das coisas. 

Me fez perceber que as pessoas ao meu redor, até alguns que eu considerava questionadores e com um bom senso crítico e analítico da situação (e me incluindo nessa turma) não sabemos de quase nada. 

Que 99,9% dos brasileiros vive na mais total e completa escuridão (muito mais do que a minha própria até então) em relação ao que é a realidade do Brasil e do mundo, e nem se dão ao trabalho de parar pra pensar nisso (ao menos esse pecado eu não cometi, parar pra pensar é uma das coisas que eu mais faço). 

E devido à tudo isso ser algo novo para mim e eu estar engatinhando no aprendizado, eu ainda não estudei nem filosofei tanto na vida quanto o Olavo de Carvalho (o autor dos textos do livro) nem quanto Felipe Moura Brasil (o organizador dos textos do livro, numa forma bem didática) para saber de tanta coisa e poder escrever com segurança e propriedade sobre isso em algum post por aqui (por enquanto). 

Por tudo isso, essas palavras que escrevo aqui  agora são apenas uma propaganda, e não um post sobre os assuntos do livro. 

Ele se resume em si próprio. 

É um livro para fazer as pessoas refletirem, e saírem da escuridão intelectual que as rodeia e as influencia diariamente sem que estas ao menos tenham se dado conta disso. 

É isso. 

Comprem, leiam, divulguem e sigam no Facebook: 

É o mínimo que vocês podem fazer para começar a mudar o Brasil. 

3 comentários:

John disse...

O pouco do que já vi do Olavo de Carvalho me deu a impressão de que ele é uma pessoa meio desequilibrada quando tem suas ideias e opiniões confrontadas. Ainda não li o livro, mas muitos já falaram muito bem dele, que tem ideias relevantes e muito bem fundamentadas. Os comunistas de boteco não podem nem ouvir o nome do Olavo. Como disse, pelo pouco que vi o achei um pouco desrespeitoso, mas quem sabe eu simpatize com as suas ideias, pois pela pessoa está difícil. Abraço

John disse...

Cade meu comentario?

Milene Reis disse...

Olá John
Por medida de segurança (e não de censura) a página possui moderação de comentários, apenas para evitar que qualquer tipo de pessoa sem noção ou que não saiba respeitar a opinião alheia me ofenda aqui. :)
Concordo com algumas coisas que você disse, no entanto não acredito que a palavra "desequilibrado" seja apropriada para o Olavo. Eu acompanho o trabalho dele há algum tempo, e esse "desequilibrado" ao qual você se refere deve-se ao fato de pessoas que nem ao menos leram NADA a respeito de nada sobre o que ele fala chegarem para confrontá-lo com opiniões vazias sem embasamento algum.
Ele realmente fica PUTO, e xinga, e tudo o mais.
No entanto, ele tem toda a paciência do mundo em explicar sobre tudo o que ele já estudou àqueles que fazem perguntas inteligentes e pertinentes, mesmo que contrárias à ele.
Por isso ele xinga mesmo quem não se interessa em ler e estudar alguma coisa. Ele é um professor, já faz isso há quase 30 anos, e há anos é atacado por pessoas com posicionamento politico e comportamento massificados e que sempre fazem as mesmas perguntas idiotas nesses 30 anos.
Acho que qualquer um perderia a paciência, não? Eu certamente perderia! Perco com muito menos aliás... rs
Exatamente por esse motivo, porque os esquerdistas o confrontam sempre da mesmas forma (e SEMPRE são massacrados, aliás) é que vivem fazendo a caveira dele no bar, na rua, na internet, a torto e à direito, falando tudo de mal que puderem dizer sobre o conhecimento que ele adquiriu nesses anos todos e sobre a pessoa dele, afinal eles usam a técnica "uma mentira repetida mil vezes vira uma verdade". Não uma VERDADE com letra maiúscula, mas uma "verdade" coletiva, ou seja, repetem tanto na cabeça de tanta gente que fica todo mundo pensando que aquilo "provavelmente" deve ser verdade. Mas essa massificação é parte da técnica para desqualificá-lo. Acredite, continua sendo mentira tudo o que dizem dele.
Isso é o que eu observo por acompanhar o Olavo e os anti-olavo há um tempo já, e esteja certo de que não exagerei em nada aqui.
Agora, independentemente de você simpatizar pessoalmente ou não com ele, recomendo que leia o livro.
O conhecimento do Olavo a respeito dos assuntos abordados no livro é impressionante. Ele realmente estuda MUITO para fazer as afirmações que faz, não são opiniões de um "palpiteiro" falando qualquer besteira só para defender suas preferências pessoais e sem fundamento algum. Olavo é um estudioso, é um filósofo. E podemos aprender muito com ele.
E nada que também, caso estudemos e nos aprofundemos nos assuntos da maneira como ele faz, que não possamos questioná-lo... :)
Abraços