15 de março de 2010

As desculpas clássicas

Carta ao Leitor publicada na Veja dessa semana:

"Os corruptos da política pegos em flagrante delito em todos os tempos e latitudes não costumam dar o braço a torcer facilmente. 

Reconhecer o erro e prontificar-se a ser punido nunca são, é óbvio, as opções escolhidas. 

A reação imediata deles é recorrer à combinação de características que, em grande parte, os levou a fazer sucesso na atividade. 

A saber: o dom da retórica, o poder de dissimulação, a forte autoestima, a noção de que as versões podem valer mais do que os fatos e a certeza maquiavélica de que se honra e honestidade regessem o mundo eles próprios não teriam chegado aonde chegaram.

A vida pública brasileira tem sido palco constante desses exercícios de cinismo. 

Isso vem se repetindo previsivelmente desde a semana passada, quando VEJA revelou que caminha para o desfecho o inquérito em que João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, cotado para a mesma função na campanha presidencial de Dilma Rousseff, é acusado de numerosos crimes – entre eles o desvio de dinheiro público e privado para a formação de caixa dois eleitoral.

Bastou a capa de VEJA chegar à casa dos assinantes e às bancas para que Vaccari e seus correligionários sacassem do bolso do colete as redondilhas já tornadas clássicas nos escândalos dos sete anos de governo petista. Diante das provas dos crimes compiladas pela promotoria e reveladas pela revista, os envolvidos saíram-se com as seguintes desculpas:

- O assunto é velho e foi requentado.
- A motivação é eleitoreira.
- A culpa é da imprensa.
- Nossos adversários fazem a mesma coisa.
- No Brasil só se dá destaque a notícia ruim.

Doravante VEJA vai listar as desculpas dadas por corruptos pegos com a boca na botija nas categorias acima.A revista convida os leitores que encontrarem outras dessas pérolas a compartilhar seus achados no site VEJA.com."

Agora converse com qualquer petista a respeito do assunto abordado pela Veja nas últimas semanas que qualquer pessoa consegue também reconhecer as desculpas clássicas facinho, facinho... E nem precisa ter bola de cristal.

Afinal, a mentira compulsiva e programada é a resposta automática em caso de escândalo. E a tática já está tão batida pelo PT e por esse governo que nem é mais novidade. 

Claro como o dia! E mais previsível impossível!

Nenhum comentário: