19 de janeiro de 2010

Esmola

Estava eu hoje no metrô contando as moedas para comprar o meu bilhete (pois é, ainda não conseguir sacar dinheiro desde que cheguei) e um moleque veio:

- Tia, me dá dinheiro pra eu comprar a minha passagem?

- Não tenho dinheiro nem pra comprar a minha, quanto mais a sua!

E fui embora.

No entanto, dentro do metrô fiquei refletindo a respeito da minha resposta... E descobri uma bem melhor quando alguém vier pedir dinheiro na rua:

- Você recebe o bolsa-família? Sim? Então você já recebeu a sua cota de esmola desse mês, paga com o meu dinheiro, e você ainda quer mais? Vai se f#@x%*!

Essa sim é uma boa resposta.

3 comentários:

Sayuri disse...

Há algum tempo eu trabalhava como voluntária num projeto educacional para crianças carentes. Certo dia eu estava fazendo chapeuzinhos de jornal para as crianças, enquanto ia da faculdade pro projeto, e um menino, no meio da rua, veio me pedir um chapéu. Furiosa, eu respondi que já dou coisas a ele que eu nem quero porque a merda do governo me obriga e que pelo menos um chapéu de jornal eu posso não dar. O moleque não etendeu nada do que eu disse, mas saiu desapontado.

Milene Reis disse...

Hahahaha!!!
Nossa, acho que voce devia estar um pouquinho estressada com esse projeto para criancas carentes, nao?
Porque se o chapeu era pras criancas carentes e uma crianca carente te pede um talvez nao seja um bom motivo pra ficar nervosa.
Mas de qualquer forma nao tiro o seu direito de ficar com raiva, afinal acho que essa galera ja esta viciada em pedir porque e o jeito mais facil de conseguir as coisas sem esforco, nao importa o que seja, nem que seja um chapeu de jornal. As vezes e o pedir pelo pedir, so porque o outro ta com alguma coisa na mao.
Mas e por isso eu nao sou voluntaria de nada, eu ia ficar raivosa o tempo todo com essa galera folgada!!!

Sayuri disse...

Então, o projeto era bacana e eu adorava dar aulas lá. O que eu achei um absurdo foi o menino me pedir um chapéu feito de papel de jornal! Porra, vai pedir pro seu pai fazer um, meu! Ou pra sua professora te ensinar na escola!
E realmente, o povo fica acostumado a pedir, nem sabe o quê ou pra que serve hahaha
Por isso e outros probleminhas - como a hipocrisia - larguei o projeto. Espero que, em algum dia, algum projeto siga realmente a filosofia do voluntariado, porque os que eu vi até agora só existem "de fachada" ¬¬'
HSAUHEIUHSIHAEIUHS'