17 de agosto de 2009

Coincidencia ou nao?

Acabei de abrir a pagina inicial do MSN, e vejo la a noticia: "Voce sabe por onde anda o bebe Jordy?"

E essa noticia foi a que mais me assustou de todas as que estavam publicadas la hoje, ate mesmo depois de ler que os gastos secretos nos cartoes corporativos do governo federal ja representam 45% do total de gastos ou que a familia Sarney esta envolvida em mais falcatruas e o cara continua la firme e forte (afinal isso nao e novidade mais.)

E me assustou pelo seguinte motivo: acho que desde que desapareceu da midia, nao so eu, mas acho que ninguem simplesmente NUNCA mais ouviu falar desse Jordy, ninguem nem lembrava que ele existia.

Ate que ha exatos 27 dias um amigo meu publicou (num dos posts do blog em que ele e colaborador) uma critica sobre o filme dos Hooligans, tirando um sarro da atuacao de Elijah Wood como um deles, com esse exemplo: "É patético. Não mete medo nem no Jordy na época que ele “compôs” Alison. Aliás, nem na própria Alison ele meteria medo."

E foram tantas as piadas a respeito do Jordy que alguns dias depois ele escreveu um post "Por onde anda Jordy".

E nao e que hoje me aparece uma noticia falando do tal moleque na pagina inicial do MSN?

E o que as pessoas chamam de coincidencia, os misticos chamariam de algo como os "misterios do acaso" e a ciencia chama de memoria seletiva (ou seja, se vc esta prestando atencao em alguma coisa a tendencia a voce identificar "coincidencias" em relacao aquilo sao maiores, pois a sua atencao esta voltada para aquilo e voce acaba captando as mensagens sobre o assunto em questao dentre as milhares de informacoes recebidas pelo seu cerebro diariamente.)

Sei la, mas com todo o respeito aos estudos da ciencia, acho que o que acontece e exatamente o oposto. Nao e voce que esta "prestando mais atencao" nas mensagens relacionadas ao assunto, mas sim acredito que alguma, digamos "memoria coletiva" desperte lembrancas nas pessoas em momentos coincidentes, como nesse caso, em que meu amigo desenterrou o Jordy e alguns dias depois algum jornalista do MSN tambem teve a ideia de "desenterra-lo".

Ja vi acontecer milhares de vezes. E acredito que nao so comigo, mas com todo mundo. Quantas vezes voce nao pensa sem querer numa musica nada a ver, de milhares de anos atras, e liga o radio e a dita cuja esta tocando? Ou pensa numa pessoa que nao ve ha um seculo e de repente o fulano te liga pra saber como voce esta porque sentiu uma saudade do nada?

Sinceramente, sem misticismo envolvido e sem desconsiderar a memoria seletiva utilizada pela ciencia para explicar tais fenomenos, eu acredito que o poder da mente humana e muito maior do que imaginamos.

Acho que, mesmo que sem querer, temos o poder de influenciar o pensamento de outras pessoas, mesmo a distancia, fazendo com que de repente uma mesma ideia ou memoria surja em varias pessoas ao mesmo tempo, possibilitando essas tais "coincidencias" e trazendo a tona coisas que andavam ha muito esquecidas.

Logico que nao fiz nenhum estudo cientifico a respeito, sao apenas ideias que me passam pela cabeca quando tais coisas acontecem. E tambem nao sou estupida a ponto de ignorar a ciencia, mesmo porque ciencia e estudo, nao sao apenas opinioes aleatorias.

Porem, assim como tudo que e relacionado ao ser humano, a ciencia e todas as descobertas cientificas sao feitas por homens, e assim como o homem, tem suas limitacoes. Ou nao seria por acaso que tantas teorias da ciencia, mesmo tendo sido comprovadas apos anos e anos de estudo, cairam por terra diante de uma nova descoberta.

Bom, fica aqui a minha opiniao em aberto em relacao ao assunto, mesmo porque em se tratando do cerebro humano e suas capacidades, a ciencia anda esta engatinhando, quase nada sabe.

Quanto ao Jordy, pra mim nao faz a menor diferenca o que ele faz ou deixa de fazer, foi so o ponto de partida para esse post o fato dele ter ressurgido das cinzas sem mais nem menos, e feio que so o cao! Era tao bonitinho...

Mas quanto as outras ditas "coincidencias", que venham com tudo na forma de boas surpresas!!!

10 comentários:

Augusto Araújo disse...

Pela amor de Deus, fala o que o Jordy tá fazendo, já é um adulto? Eu lembro dele pelos anos 90, acho q uns 15 anos atrás, ele deve ter uns 20

por favor Milene fala o q o Jordy tah fazendo,virou cantor de barzinho?

A curiosidade tah me matando

Milene Reis disse...

Noosa, olha quem voltou!!! Bem vindo de volta, Augusto!
Bom, nem me interessei muito, mas agora me parece que ele tem uma banda de rock chamada Jordy and the Dixies. Ah, e pelas informacoes que meu amigo pesquisou ele tambem foi vencedor, em 2005, de um reality show na Franca.
Ta mais calmo? rs
Abracos!

Sayuri disse...

HAHAHA e só pra realçar essa coisa de coincidência, eu e um amigo estávamos comentando coisas que nossas mães viveram, daí surgiu o assunto "Jordy" shauehuiahsiau'
Eu era muito pequenininha (sim, eu era menor!), não me lembro dele. Mas minha mãe... SHAIUHEUHSIUHE'
Ah, você sabe se tem algum livro/filme que retrate a história da Austrália? :)
Beeeijos xP

Milene Reis disse...

Putz, nao sei de nenhum livro... Mas vou perguntar pros meus amigos ozzys amanha no trabalho, vou ver se descubro alguma coisa pra voce!
Bjos

Sayuri disse...

aaaah muito obrigadaa xP
Eu não sabia que a Austrália havia sido descoberta por portugueses!

Augusto Araújo disse...

Eu volta e meia passo por aqui Milene, mesmo que não deixe comentário.

É que a blogueira escreve bem e é muy formosa tb

Tudo bem que não tive a honra de sua presença no meu blog,mas tá ok,

e como diria o Jagger: "you're free to do what you want, any old time..."

abs!

Milene Reis disse...

Obrigada pelos elogios, Augusto! Voce e sempre bem vindo!
Sayuri, li o que vc escreveu e fui pesquisar. Tambem nao fazia ideia, mas realmente, o primeiro navegador a aportar aqui era portugues, mas ninguem tem ideia disso (inclusive eu nao tinha! hahaha). So se fala em James Cook, ingles, como o descobridor. Mas voce ta certa! rs

Sayuri disse...

O Cook foi mais esperto :$ shuahas

Anônimo disse...

O nome desses eventos de coincidencias se chama "Sincronicidade". Foi inventada por Jung e realmente, as coincidencias são por demais esquisitas. Mas não se preocupe, isso acontece com quem presta muita atenção nas coisas. Na verdade acontece com todo o mundo. Só não vê quem não presta atenção.

veja - http://www.youtube.com/watch?v=R4QmF7St79U

Se voce viu "O segredo", eles falam sobre isso na forma de "Lei de Atração"

Grande beijo.

Obs: Não se assuste se por acaso voce pensar nesse assunto se voce ler o post. Não há nada de anormal nisso. São eventos normais na vida de qq ser humano, por mais estranho q pareça.

qq coisa deixe seu comentário, que eu posso passar por aqui depois.

Milene Reis disse...

Anonimo
Muito obrigada pela indicacao do video e as explicacoes, adoro aprender coisas novas, especialmente em relacao a psicologia. E por falar em coincidencias e sincronicidade me responda: aquela historia da festa, a camiseta vermelha e o jeans foi uma coincidencia ou foi a sincronicidade e a lei da atracao que resultaram num sonho? :)
Bjos