17 de abril de 2009

George e Nicholas

Hoje e a Sexta Feira Santa da Pascoa Grega, uma semana apos a comemoracao da Pascoa em diversos paises.

Sinceramente nao entendi direito porque os gregos tem a Pascoa diferente, ja que na Grecia a religiao predominante e a Catolica Ortodoxa, que reconhece Jesus como o Messias da mesma forma que a Catolica Apostolica Romana. Na verdade reconhecem ainda mais, porque desconsideram o Papa como o chefe da Igreja: Jesus Cristo e o lider e ninguem mais.

Mas como sou curiosa fui pesquisar, e descobri que a Pascoa Grega e diferente porque alem do principio religioso da ressurreicao de Jesus ela e tambem a celebracao que o povo grego antigo fazia para comemorar o fim do inverno e o inicio da primavera.

Enfim, hoje rolou uma procissao por aqui em comemoracao a Pascoa Grega. E como tem grego aqui em Melbourne, o negocio nao acabava mais! Todo mundo do meu trabalho parou para ver aquele mar de gente.

No entanto, um dos chefs da cozinha, o George (que estava de folga hoje) e descendente de grego. Ai um dos outros rapazes do restaurante, observando a multidao, comentou: "O George deve estar ai no meio, porque ele e de familia grega."

Ai e logico que nao consegui deixar passar a piadinha: "Tenta achar ele chamando por George ai no meio. Pelo menos 50% dos homens vai te responder. Os outros 50% que nao responderem e porque se chamam Nicholas."

Na hora lembrei do filme "Casamento Grego", quando o pai da moca comeca a apresentar a parentada para o futuro noivo: "Esse e o Nick, esse e o Nick, esse tambem, essa e a Nick, esse outro e o Nick, Nick, Nick, Nick..."

Brincadeiras a parte, dos gregos que conheci por aqui ate agora (e olha que nao foram tantos assim, no maximo uns 7 ou 8), 4 deles se chamam George e 1 se chama Nicholas.

Depois dessa os "Zes" do Brasil podem ate ficar mais confortados: pelo menos na Grecia existem nomes mais comuns do que o deles...
E uma Boa Pascoa a todos os gregos!

Nenhum comentário: