10 de março de 2009

46.4 graus

Isso mesmo, essa foi a temperatura que os termometros aqui de Melbourne chegaram ha algumas semanas atras!

Nunca passei tanto calor na minha vida! E uma coisa inacreditavel, o ar fica ate pesado pra respirar de tao quente, a pele arrepia por causa do calor e outras coisas estranhas acontecem.

Esse foi o dia mais quente do verao, que agora esta de boa, veraozinho normal, entre 28 e 30 graus.

Mas o que foi pior ainda nesse caso e que esse dia de ultra calor foi o terceiro de uma sequencia: comecou numa quinta feira com 43.6 graus, na sexta foi pra 45.3 graus e no sabado 46.4 graus.

Esses 3 dias foram anunciados como a sequencia de dias mais quentes da historia da Australia. Um fato historico que eu vivenciei aqui, mas que nem se compara a outro fato historico ocorrido por esses dias: a catastrofe que aconteceu nesse sabado de calor.

Todo mundo com certeza viu nos noticiarios do mundo inteiro o Bush Fire de Victoria. Pois e, o dia critico foi nesse sabado quente, pois o calor intenso e os ventos fizeram o fogo se alastrar de maneira incontrolavel.

Foi realmente assustador ver isso acontecendo (embora tenha ocorrido bem longe de onde eu vivo, mas dentro do mesmo Estado), porque mesmo estando longe, nos dias posteriores ao "Sabado Negro" (como eles entitularam esse dia), podiamos ver a nuvem de fumaca que o vento espalhou pelo ar.

Mais uma vez, mesmo tendo sido uma coisa horrivel, esse foi outro fato historico da Australia: o Bush Fire foi considerado como a pior catastrofe natural da historia do pais (com mais de 200 mortos e milhares de propriedades destruidas).

Mas o que mais me chamou a atencao nisso tudo foi o senso de coletividade do povo australiano, aquela coisa de "se todo mundo estiver melhor, o pais todo melhora", e que infelizmente nao acontece no Brasil (o "jeitinho brasileiro" de levar vantagem em cima do outro predomina, ja falei sobre isso antes).

Vou exemplificar: Quando se cria uma campanha de ajuda aos mais necessitados ai no Brasil (Teleton, Crianca Esperanca, algo assim), e sempre criado por uma ONG, nunca pelo governo, e ainda assim temos duvidas sobre a idoneidade do processo (verdade ou nao, ja rolaram e-mails pela internet falando de fraudes no Crianca Esperanca e tal, vai saber). Ta, o Fome Zero foi criado pelo governo, mas a idoneidade desse processo ai nem preciso comentar que e inexistente...

Enfim, sao campanhas criadas por ONGs e em 3 ou 4 dias de campanha todo mundo solta fogos de artificio porque arrecadou-se 5 milhoes de reais ou coisa proxima disso, como se fosse a maior fortuna do mundo e como se fosse suficiente para resolver os problemas de milhares de pessoas.

Fiquei embasbacada aqui nos dias subsequentes a catastrofe do Bush Fire: O governo federal criou uma campanha, televisionando comerciais a todo instante solicitando doacoes. E o mais impressionante foi o montante arrecadado apenas nos primeiros dois dias: a misera quantia de $ 88 milhoes de dolares. Isso mesmo, 88 milhoes de dolares em 2 dias!

Simplesmente desacreditei, nunca vi coisa parecida, nem de longe, acontecer no Brasil: pessoas comuns do povo ajudando desinteressadamente outras pessoas do povo que perderam seus pertences, pensando no bem comum da populacao australiana e do pais.

E ainda dizem que brasileiro e um povo solidario...

Musica do dia: Fogo (Capital Inicial)

2 comentários:

Sayuri disse...

Nossa, aqui fizeram, no máximo, 36 graus celsius e eu já estava achando que ia morrer de calor.
E qqqqq/ 88 milhões de dólares?!
Bem que a Austrália poderia dar um curso ao brasil ensinando o que é filantropia de verdade!
E que bom saber que vc estava distante das queimadas :)

Anônimo disse...

Oi Mi,...td bem???? ando lendo seu bloq, mto bem escrito alias....

acho q nao serviria para morar ai nao...com 33 graus aqui eu ja estava derretendo...com 46 graus entao eu ia ter q passar o dia dentro do refrigerador....

bjs