13 de outubro de 2008

Jobs

Agora comecou a correria pra valer! Desde sexta feira ja estou trabalhando.


Na sexta a noite fiz um trial no Copacabana. Isso e outra coisa diferente que acontece aqui (pelo menos nesse ramo de trabalho de todos aqui da casa): o empregado nao faz tres meses de experiencia pra arrumar emprego nao, eles te chamam pra trabalhar um dia so, te pagam em dinheiro, e se gostarem voce volta e e contratado, simples assim, e isso e chamado de trial.


Logico que fiquei meio perdidinha no comeco, porque toda primeira vez e meio complicada... Mas me dei bem, e me chamaram pra trabalhar la no sabado tambem, e la fui eu de novo!


Porem no sabado ligaram pro Tudi de uma lanchonete a beira mar, em Middle Park (a praia da foto do outro post). Ele tinha ido la, deixou curriculo, fez um trial, mas no dia seguinte arrumou um outro trabalho em um restaurante, e foi la e pediu desculpas, e explicou pro cara o que tinha acontecido

O cara gostou tanto dele que ligou de volta no sabado, perguntando se ele nao queria ir pra la, que pagava mais e tal. Ai ele falou que tinha uma prima procurando trabalho e o cara pediu pra eu ligar pra ele.

Liguei no sabado a manha toda para o tal do Will, e ninguem atendia. Peguei a bike e fui pra la falar pessoalmente com ele, e ele me escalou pra um trial no domingo as 11 da manha.



Cheguei la umas 10 e meia, e ele estranhou achando que eu tinha me enganado no horario. Ai expliquei que queria chegar antes para dar uma "estudada" no menu pra facilitar o trabalho. E sem querer, apenas por uma atitude natural que tive, ja causei uma primeira boa impressao... Mas juro que so fiz isso porque odeio me sentir insegura, e ter ido mais cedo foi simplesmente pra me deixar mais a vontade do que para qualquer outra coisa...


Meu Deus, foi uma loucura!!! Primeiro porque tinha uma outra menina fazendo trial junto comigo, uma inglesa lerda que ta louco... E no meio do dia, o negocio bombando porque tava um sol irado e a praia cheia de gente, o Will mandou ela embora porque nao passou no trial, tava mais atrapalhando do que ajudando.


Vou descrever o ambiente no inicio do dia: eu e a Danny (gente finissima, me ajudou pra caramba) e a inglesa lerda no floor, o Dave e o Will na cozinha, o Senji nos sorvetes e bebidinhas e a Tina nas outras bebidas e no cafe, ou seja, 7 pessoas, e ja estava a maior correria porque o lavador de pratos faltou porque estava doente e ja estavamos desfalcados com isso. Alem disso, eram 20 mesas com 4 pessoas cada, mais 2 outras mesas para 8 pessoas, para apenas 3 staffs atenderem no floor.


Mais ou menos umas 2 da tarde, o Will mandou a inglesa embora e a Tina teve que ir embora tambem porque era aniversario dela e ela ia fazer uma festa, sei la. Ficamos em 5 para dar conta de tudo.


O Senji teve que fechar o sorvete pra ir lavar os pratos, eu e a Danny pegando pedidos e atendendo as mesas, e o Dave e Will mal conseguindo respirar. Num certo momento bombado do dia, o Senji foi fazer os cafes e preparar as bebidas, a cozinha lotada de louca suja e a Danny foi dar conta daquilo, ou seja, FIQUEI SOZINHA NO FLOOR, atendendo umas 100 pessoas no meu primeiro dia!


O Will tava vendo que eu tava quase ficando louca, e me pediu pra trocar com a Danny um pouco lavando os pratos, mas que eu nao teria que fazer aquilo nos outros dias, que seria so hoje. Pra mim tava beleza, pois meus pes estavam gritando de tanto andar pra la e pra ca, e ficar um pouco paradinha, mesmo que fosse lavando pratos, foi uma graca dos ceus naquela hora! Ai, la pelas 4 da tarde, ate o dono do lugar, o Rob, veio ajudar lavando os pratos e polindo os talheres, de tanto agito e desfalque ao mesmo tempo que estavamos passando.


Flnal das contas: um trial, que normalmente dura 3 horas (e que logo de cara o Will ja tinha me falado que seria de 6 horas) acabou virando um shift de 8 horas! Me dispensaram as 7 da noite.


O Rob veio falar comigo depois do expediente, todos me elogiaram pela minha performance no trial, alem disso pediram mil desculpas pelos desfalques todos e ja me avisaram que nao e daquele jeito que funciona, que eles estao contratando novos staffs e me pediram ate para indicar alguem para 2 vagas que eles tem la, que o lavador de pratos volta na proxima semana, e que tudo vai voltar ao normal. Ou seja, la pelo meio da tarde eles e quem estavam mais preocupados (se eu ia querer voltar la depois dessa loucura imprevista) do que eu (preocupada se ia conseguir o emprego).


Apesar de toda essa doideira que foi o primeiro dia, que me deixou morta de cansada, foi bem divertido. Conheci pessoas legais e garanti um emprego num lugar lindo a beira mar, que vai me render um dinheirinho bem legal.


E o melhor de tudo: com o que ganhei em apenas um dia de trabalho, nesse "trial-shift", ja foi suficiente para pagar o aluguel da semana...


Musica do dia: A hard day's night (The Beatles)

3 comentários:

Unknown disse...

que legal =) hehehe só tem um probleminha... não tem como vc traduzir essas palavras em inglês aí??? Eu fico confuso lendo kkkkkkkk e não entendo nada hehehehe

=)

Beijooos Mi!!!! Tudo de booom!!!

Milene Reis disse...

Trial eu ja traduzi, e um dia de experiencia que voce faz pra eles verem se vao te contratar. Shift e um turno de trabalho, pode ser de 3 horas, de 6 horas, de 8 horas, etc. dependendo da necessidade do empregador, e voce recebe por hora trabalhada.
Mais alguma duvida? rs
Beijao!

Milene Reis disse...

Ah, esqueci desses:
Staff - pessoal que trabalha numa empresa.
Floor - e a area onde se atende os clientes, o "salao" do restaurante/bar.
Bjos