28 de maio de 2008

Os nerds comandam!

Ontem assisti a dois filminhos adolescentes, estilo sessão da tarde mesmo, e comecei a refletir sobre um aspecto comum entre eles: OS NERDS.

O primeiro filme, Namorada de Aluguel, mostra a história de um nerd que paga 1000 dólares pra garota dos seus sonhos fingir ser sua namorada por um mês, e ela acaba se apaixonando por ele.
O segundo, Romy e Michelle, conta a história de duas balzacas que voltam à reunião do colégio tentando impressionar, se dão mal, mas no final das contas Michelle fica com o nerd que sempre fora apaixonado por ela e agora é um milionário, o mais bem sucedido da turma, e com isso saem em alto estilo vingando todas as suas frustrações adolescentes.

Em ambos os filmes, os nerds conseguem suas amadas, a princípio por causa do dinheiro, porém ambas se apaixonam de verdade pela inteligência, sensibilidade e sinceridade de coração deles.
Achei curioso isso, pois tenho observado na vida real que, independentemente do dinheiro, os homens interessantes que tenho conhecido atualmente são aqueles que, na adolescência, deviam ter o estereótipo de nerd: inteligente, estudioso, culto, sensível e com aquele ar de menino tímido, mesmo muitas vezes não o sendo.

Não me refiro a nerds de internet, não me interpretem mal! Mesmo porque hoje em dia gostar de internet entre os adolescentes não é sinônimo de "nerdice", e sim de estar antenado (quem não tem é que é o "esquisito"). E tem outra, os nerds de internet não são iguais aos nerds da minha adolescência, os CDFs, estudiosos, inteligentes e etc. (é até estranho falar isso, mas na minha adolescência não existia internet!!!).
Os nerds de internet são, na maioria das vezes, grandissíssimos babaquinhas que não têm a menor cultura, vão mal na escola, só curtem futilidades e mal sabem escrever!!!

Vejam esse exemplo: Estava eu debatendo um assunto (não me lembro qual) numa comunidade do orkut, e comecei a ler as postagens daquele tópico.
Jesus, o que era aquilo??? Que língua é aquela??? Não, porque todo mundo sabe que na internet se usa o português e o "internetês" (ou "miguxês", como dizem, akeli ki si ixcrevi axim), mas me surpreendi com o novo idioma, o "estupidez"!!! De cada 10 mensagens, pelo menos umas 7 estavam nesse novo idioma. Um rapaz lá, expressando suas idéias, diz: "Acho que não deve mecher em nada".
Como assim "mecher"??? Fico me perguntando se na casa desse rapaz o que ele usa para mexer (com ch) é uma concha (com x, provavelmente), pra fazer a sopa de letrinha degringolada dele. Fiquei indignada com a pobreza intelectual desse povo e muito triste com o assassinato do pobre Manoel (o português).
Mas voltando ao assunto, não é desse tipo de nerd que estou falando!

Estou falando do que era ser nerd da minha adolescência. Aqueles inteligentes, que liam muito, liam de tudo, filosofavam, criavam. Na época, admito, não eram lá muito interessantes, pois adolescente bitolado não é uma coisa fácil de se lidar quando você também é adolescente, e por mais que se tenha uma cabeça boa e alguma personalidade própria, querendo ou não, as aparências valem muito para a integração ao seu grupinho social.

Mas atualmente, e sinceramente, prefiro conhecer o nerd ao invés do lindo gostoso. Claro que o nerd tem que ter no mínimo um charme atraente e ser divertido se quisermos pensar na possibilidade de algo além da amizade, mas o papo do nerd é sempre mais interessante, variado e filosófico.
Sem preconceitos, não que o lindo gostoso não possa ser inteligente, mas já passei por ambas as experiências e normalmente o papo do lindo gostoso é sempre mais superficial. O papo do nerd é mais profundo e substancial, independentemente do assunto (da psicologia à religião, da ciência à arte, de história à economia), já que eles sempre conhecem um pouco de tudo, e assim fazem com que eu me interesse mais pelo assunto, que ele se torne uma pessoa mais interessante aos meus olhos e que eu saia de lá sabendo várias coisas que talvez eu não saiba.

Digo "talvez" não por prepotência em achar que sei tudo, mas pelo fato de que, apesar da minha aparência não corresponder ao estereótipo da CDF feiosa e mal cuidada (porém inteligente, ávida por conhecimento e estudiosa), tenho certeza de que lá no meu íntimo também sou uma nerd, e com orgulho!

NERDS, YOU ROCK!!!


Músicas do dia: Can't buy me love (Beatles, tema do Namorada de Aluguel) e Time after time (Cindy Lauper, tema de Romy e Michelle)

2 comentários:

João Régis disse...

Pelo que li no seu blog,no trecho

Digo "talvez" não pela prepotência de achar que sei tudo, mas pelo fato de que, apesar da minha aparência não corresponder ao estereótipo da CDF feiosa e mal cuidada, porém inteligente, ávida por conhecimento e estudiosa, tenho certeza de que lá no meu íntimo também sou uma nerd, e com orgulho!

O que posso entender?Que você é linda, gostosa e inteligente?Tem um telefone ou vai regular a mixaria?

Milene Reis disse...

João Régis
Pergunte isso a quem me conhece, podem dar uma opinião melhor do que a minha a esse respeito. E tire suas próprias conclusões...